quinta-feira, 19 de maio de 2011

Alimentação e saúde na terceira idade

Por Laís Brandes

Foto: Getty Images
A alimentação sempre foi um fator determinante para uma boa saúde e bem-estar ao longo da vida. Na terceira idade não é diferente. Bons hábitos alimentares evitam doenças e complicações, prolongando a saúde e proporcionando mais disposição. A partir dos 65 anos, a alimentação deve ser muito rica em vitaminas, sais minerais e fibras. Deve-se evitar os produtos refinados, como farinha branca, açúcar, pães e bolachas. Com o passar da idade, o intestino passa a absorver os nutrientes com mais dificuldade e, com a diminuição de enzimas digestivas, a digestão dos alimentos também é dificultada. A má nutrição pode levar a doenças crônico-degenerativas, como prisão de ventre, obesidade, doenças reumáticas, artrite, artrose e até Alzheimer e Parkinson.

Hábitos simples do dia-a-dia podem garantir uma vida mais saudável. Evite sucos ou café com leite junto às refeições. Prefira água ou chás de ervas, quentes ou frios. Substituir a sobremesa por um chá de ervas após as refeições ajuda na digestão. Prefira pães integrais. Coma alimentos crus, como verduras e frutas não ácidas e tome bastante água durante o dia para evitar a desidratação e melhorar o funcionamento do intestino. Um copinho de iogurte por dia também pode ser saboreado.

Estas são algumas dicas que podem ser adotadas diariamente. Exercícios físicos também auxiliam no bom funcionamento de todo o organismo. Medicamentos e suplementos vitamínicos devem ser consumidos apenas com orientação médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário