sexta-feira, 20 de maio de 2011

Campanha Nacional de Vacinação 2011 é estendida até o dia 27 de maio

Por Jaade Andrade


Foto: Getty Images

A meta do Ministério da Saúde para 2011 é imunizar 70% dos mais de 11 milhões de idosos acima dos 60 anos de idade. Por isso, a Campanha Nacional de Vacinação foi prorrogada até o dia 27 de maio.

A vacina contra a gripe protege dos três vírus mais comuns. Ela é feita a partit de partículas virais mortas, por isso não há riscos de contaminação pela gripe. Cerca de 1% dos vacinados pode sofrer de mal-estar, dores musculares, dores de cabeça e febre baixa. Estes sintomas podem duram até dois dias, mas desaparecem com o uso de medicamentos comuns.

Não deve se vacinar quem apresenta reação anafilática, urticária ou dificuldades de respiração.

As outras vacinas da campanha são apenas para os idosos que ainda não visitaram o posto de saúde. A vacina dupla, contra tétano e difteria, deve ser tomada em três doses com intervalos de dois meses. Quem tomou uma dose não recomeça, mas toma mais duas; se tomou duas, toma mais uma. Depois disso, a vacina deve ser tomada de dez em dez anos.

A vacina contra o pneumococo precisa ser tomada duas vezes na vida, com intervalos de cinco anos entre as doses. É indicada somente aos idosos que sofrem de doenças crônicas ou vivem em casas de repouso e asilos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário